sábado, 28 de junho de 2008

Agenda 21 Comperj e Agenda 21 Local de Nova Friburgo

Nos dias 27 e 28 de junho ocorreram, respectivamente, as reuniões da Agenda 21 Comperj Terceiro Setor e da Agenda 21 Local de Nova Friburgo.

A primeira, realizada no espaço do Sindicato dos Bancários, no centro da cidade, foi a última de uma série de 7 reuniões organizadas pela ONG Roda Viva, do Rio de Janeiro, contratada pela Petrobras para coordenar grupos de trabalho compostos por representantes do terceiro setor (o qual inclui organizações sem fins lucrativos e não governamentais) para a elaboração de um relatório sobre o município, contendo preocupações, potencialidades e propostas de ações para a área socioambiental e para a identificação de problemas gerais e relacionados aos possíveis impactos que a instalação do Complexo Petroquímico da Petrobras no município de Itaboraí poderá trazer para Nova Friburgo.

Ao final da reunião foram sugeridos, pelos presentes, entidades que possam representar o terceiro setor do município na continuidade dos trabalhos da Agenda 21 Comperj. O CECNA, tendo participado de todo o processo desde o início, foi uma das instituições indicadas e espera contribuir da melhor forma para atrair iniciativas e investimentos para o meio ambiente do município de Nova Friburgo. Para maiores informações sobre o processo da Agenda 21 Comperj, acesse: www.relacionamentopetrobras.com.br/Agenda21Comperj .

A segunda reunião, realizada hoje (28/06/2008), foi referente ao Fórum da Agenda 21 Local de Nova Friburgo. Nela foram discutidas as próximas ações do movimento, como o cadastramento das ONG's socioambientais do município, objetivando a estruturação de uma futura Rede de ONG's de Nova Friburgo, a definição de data para a entrega do Prêmio Mérito Ambiental (definida para o dia 17 de julho de 2008), discussão sobre estratégias de abordagem política da AG. 21 para o período eleitoral, agendamento de futuras reuniões e eventos e discussão sobre variados projetos de iniciativa dos presentes.
Além disso, foi apresentada e aprovada a proposta das ONG's CECNA e UNIFLORA para abrigar a secretaria executiva da Agenda 21 Local de Nova Friburgo em sua nova sede conjunta, localizada na Rua José Eugenio Muller, nº 222, sala 209, Centro. Serão levados para lá dois computadores e a documentação da AG. 21, além da possibilidade de realização de reuniões no local.


O CECNA espera que sua nova sede, em parceria com a UNIFLORA e com o apoio da Agenda 21 Local, possa se tornar referência em assuntos, projetos e ações voltados ao meio ambiente no município de Nova Friburgo. E esperamos que novas instituições se juntem a nós, para que todos possamos trabalhar juntos a favor da natureza!

sábado, 14 de junho de 2008

Comemoração da Semana do Meio Ambiente

No dia 14 de junho de 2008, a ONG UNIFLORA (Universidade Livre da Floresta Atântica) promoveu, com participação do CECNA, a Comemoração da Semana do Meio Ambiente, realizada nas Trilhas do Araçari (http://www.trilhasdoaracari.com/), na localidade de Debossan, distrito de Mury, em Nova Friburgo. Durante todo o dia foram realizadas atividades educativas e de interação com a natureza, proporcionando momentos muito agradáveis para todos os presentes.

Pela manhã, houve café da manhã seguido pela atividade de dança circular, oficina de mudas de espécies da Mata Atlântica conduzida pelo empresário Marcos Cunha, residente em São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo e, após, a apresentação do grupo Mangalam, apresentando músicas devocionais e mantras indianos.


À tarde foi servido um delicioso almoço vegetariano. Depois foi feita uma apresentação pelo coordenador da Agenda 21 Local, Paulo Roberto de Souza e logo após foi percorrida uma trilha interpretativa dentro de um trecho bem conservado de Mata Atlântica na propriedade de Flavio Stern, empresário e anfitrião do evento.

Esperamos que seja apenas mais um de muitos encontros como este, nos quais podem ser desfrutados bons momentos entre pessoas engajadas na causa ambiental e que buscam a harmonia com a natureza. Na próxima, contamos com você!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho de 2008, Dia Mundial do Meio Ambiente, o CECNA esteve presente no evento comemorativo realizado na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro de Nova Friburgo.

Juntamente com outras ONG's ambientalistas do município, como a UNIFLORA, a Fundação Natureza, a Florestar e Cia, além a OAB, representantes da Agenda 21 e SERLA e IBAMA, foram distribuidos folders educativos, passadas informações sobre os eventos ambientais que estão para ocorrer no município e distribuidas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Centenas de pessoas compareceram ao local durante todo o dia, inclusive estudantes de escolas locais e moradores de outros municípios. Algumas emissoras de TV locais também estiveram presentes fazendo reportagens sobre o evento.

Esperamos que essa seja uma de muitas ações a serem realizadas no município para a conscientização do povo friburguense sobre a importância da proteção do nosso meio ambiente.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Apresentação


A partir de hoje o CECNA abre esse canal de comunicação com todos aqueles que queiram interagir conosco nas ações e debates sobre as questões ambientais relevantes relacionadas ao município de Nova Friburgo e ao estado do Rio de Janeiro como um todo. Nosso objetivo principal é contribuir para que as presentes e futuras gerações possam estabelecer e ao mesmo tempo desfrutar um relacionamento harmonioso com a natureza da nossa região.
Seja bem vindo!