segunda-feira, 23 de março de 2009

CS3 - Círculos de Socialização de Saberes da Sustentabilidade

As organizações com sede na Sala Verde estão lançando um ciclo de encontros e oficinas sobre Permacultura e Design de Sustentabilidade, com o objetivo de disseminar conceitos e técnicas de planejamento sustentável. A idéia vem no sentido de disponibilizar a sala para a realização de encontros abertos onde profissionais, hobbystas e simpatizantes da área ambiental possam expor, aprender ou se aprofundar nas muitas formas de se fazer a sustentabilidade, com foco na ação local que considera a realidade global - lema da Agenda 21.

Primeiro tema: PERMACULTURA

Facilitador: Ramonzito - Técnico Ambiental

A Permacultura, segundo uma das definições de Bill Mollisson, co-fundador do conceito, “é um sistema pelo qual podemos existir no planeta Terra utilizando a energia que está naturalmente em fluxo e de modo inofensivo”.  Na prática, a Permacultura lança uma base orientadora para a pergunta que não cala a sociedade nos tempos de hoje: “Como fazer a sustentabilidade?” Hortas verticais, telhados vivos, aproveitamento de águas pluviais e águas cinzas, bioconstrução, espirais de ervas, galinheiros móveis, banheiros secos, biodigestores e etc... São alguns exemplos de práticas sustentáveis que podem fazer parte de um Planejamento Permacultural ou um de um Desing de Sustentabilidade.

Para incentivar que práticas como estas sejam mais comuns em nosso município, a exemplo de muitos outros que já as desenvolvem mesmo sem qualquer apoio do poder público, estamos começando o que podemos abreviar como os "CS3" - Círculos de Socialização de Saberes da Sustentabilidade. A princípio, promovendo os encontros teóricos e abertos na Sala Verde, acompanhados, quando possível, de oficinas no distrito de Muri (espaço ecológico das Trilhas do Araçari). As oficinas serão coordenadas por profissionais da área ambiental ou de outras áreas, mas com prática em arranjos sustentáveis. 

A primeira oficina acontece no último sábado deste mês, dia 28, onde o técnico ambiental Ramonzito coordenará, ao longo de um dia inteiro, a construção de um módulo demonstrativo de telhado com cobertura vegetal, também conhecido como Telhado Vivo, Verde ou Ecológico.

E, bem em cima da hora, por motivos inexplicáveis de desorganização (desorganização dos organizadores, podem chamar de falta de tempo também!!!rs), anunciamos o primeiro encontro, marcado para hoje, 24 de março na Sala Verde, a partir das 18h. Apesar da sala ser pequena, anunciar assim em cima da hora não é uma estratégia para fazer com que compareçam menos pessoas... foi um descuido mesmo. Contudo, lançada a idéia! 

Todos estão convidados a comparecer e a convidar também!!!

Aguardem mais postagens, informando novos agendamentos (com maior antecedência, esperamos)...

Abracitos,


Mais informações podem ser solicitadas através de comentários deste post


Ramonzitoh


Um comentário:

Unknown disse...

ito no CECNA e no seu trabalho. continuo trabalhando firme na defesa do nosso verde e aplaudo as iniciativas da "nossa" ONG. Abraços verdes e saudações ecológias. Antonio fernando