Quem somos nós?

O Centro de Estudos e Conservação da Natureza – CECNA – é uma das organizações não governamentais (ONGs) ambientalistas mais antigas do país, fundada em 20 de janeiro de 1970 em Nova Friburgo - RJ, pelo historiador natural e professor de biologia Rosalvo de Magalhães, o qual foi também co-fundador da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza – FBCN, a primeira ONG voltada para a temática ambiental no Brasil.

Desde sua fundação, o CECNA, sobretudo através do incansável trabalho e dedicação do professor Rosalvo, sempre esteve na vanguarda do pensamento ambientalista nacional. Ao longo de sua história, questões das mais variadas tratando de impactos ambientais do município de Nova Friburgo e região foram objeto de manifestações públicas, atividades de sensibilização ambiental, denúncias aos órgãos públicos, entre outros. Além disso, várias atividades de educação ambiental em parceria com escolas públicas e particulares foram realizadas.

O CECNA também sempre teve participação ativa nos fóruns de discussão ambientais locais e regionais, como conselhos consultivos de unidades de conservação, Conselho Municipal de Meio Ambiente, comitês de bacia hidrográfica e no processos de criação da Agenda 21 Local e Agenda 21 Comperj.

Em relação às unidades de conservação, participou do processo de criação de algumas das mais importantes do RJ, como o Parque Estadual do Desengano, a Reserva Biológica Federal de Poço das Antas e a Área de Proteção Ambiental Estadual de Macaé de Cima.

A instituição também submeteu projetos a editais que resultaram em importantes serviços prestados à sociedade fluminense, como o Cadastro de Usuários de Água e o apoio à criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s), e desenvolveu projetos de pesquisa próprios, como o Diagnóstico de Campo Turístico Ambiental de Nova Friburgo.

Um dos grandes destaques da história do CECNA e da biografia do professor Rosalvo foi a participação no Fórum Global, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), mais conhecida como Eco 92, realizada na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1992. A Eco 92 foi um marco na história da humanidade por ter reunido praticamente todos os chefes de estado no mundo para tratar da questão ambiental a nível mundial.

Toda essa importante atuação do CECNA no movimento ambientalista está amplamente documentada. Entre os anos de 2008 e 2011, a diretoria do CECNA organizou seu acervo histórico de mais de 1800 documentos e os dividiu em 18 volumes. E desde 24 de maio de 2017, o acervo encontra-se sob a guarda da Fundação D. João VI, em processo de catalogação e digitalização, para ser preservado e disponibilizado para consulta da população.

Mais do que um arquivo de uma tradicional instituição, esses volumes representam a luta do professor Rosalvo de Magalhães, um visionário que, a frente de seu tempo, quando praticamente ninguém falava de meio ambiente, dedicou sua vida à proteção da natureza, tendo permanecido neste plano até o ano de 2005. Tão ou mais importante ainda que isso, esses volumes são uma página importantíssima da história de Nova Friburgo: a do início de seu movimento ambientalista.

Agora, o CECNA dá prosseguimento ao legado do professor Rosalvo, permanecendo em estreita ligação com as principais mentes e instituições do movimento ambientalista e atuando pelo bem do patrimônio ambiental de Nova Friburgo e do estado do RJ, dando oportunidades de atuação para todos aqueles que aqui desejem fazer sua parte por um mundo melhor.

Caso deseje, você também poderá contribuir com qualquer quantia em dinheiro. Essa importante contribuição servirá para nos ajudar a manter nossas atividades durante o ano. Abaixo seguem os dados para depósito. Não se esqueça de enviar juntamente com o comprovante do depósito a ficha de associação preenchida para que possamos enviar a sua carteirinha de associado!

Banco: Bradesco S.A. (237)
Agência: 6755
Conta corrente: 0.002.141-5
Pessoa jurídica: Centro de Estudos e Conservação da Natureza
CNPJ: 30.346.035/0001-48


O CECNA também faz parte da Rede de ONGs da Mata Atlântica - RMA e está inscrito no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas - CNEA, do Ministério do Meio Ambiente.

--------------------------


O Centro de Estudos e Conservação da Natureza é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, cultural e científico, fundada em 20 de Janeiro de 1970

Registrada no Cartório do 3º Ofício de Nova Friburgo, RJ, sob o Nº 304 , Livro A, em 30 de julho de 1970

Reconhecida de utilidade pública municipal pela Deliberação Nº 976 de 31 de dezembro de 1970

CNPJ: 30346035/0001-48

2 comentários:

JORGE PAJUABA - disse...

TENHO TIDO ENORMES E EXEMPLARES DOS PROJETOS E ATIVIDADES QUE VEJO DO CECNA ... FOI BOM TER ESCOLHIDO PARCEIRO BENÉFICO AO NOSSO MEIO AMBIENTE ... CONTEM COMIGO E COM GRUPOS DE ESCOTEIROS
JORGE PAJUABA

Leonardo Sandre Oliveira disse...

É uma honra ser parte do CECNA,nosso objetivo é sempre o bem do coletivo e por consequência a proteção do meio ambiente, porque nós humanos, somos a natureza e dependemos do meio ambiente