segunda-feira, 2 de agosto de 2010

7 e 8 de agosto: 3ª Feira da Terra de Lumiar, Nova Friburgo - RJ



Um evento especial, voltado para um público de todas as idades, em busca de lazer e mais qualidade de vida. Assim pode ser definida a Feira da Terra – feira de artesanato, cultura, produtos orgânicos e agroecológicos – que está se afirmando como uma das atrações do distrito de Lumiar. Prova disso é que a segunda edição da feira, realizada recentemente, superou as expectativas dos organizadores e reuniu visitantes não só do distrito, como de vários pontos de Nova Friburgo e Região Serrana.


Em função dos bons resultados obtidos, a terceira edição da feira já está agendada para agosto e promete agitar Lumiar nos dias 7 e 8. Os preparativos estão em ritmo acelerado e as reuniões de planejamento vêm acontecendo aos domingos, a partir das 15h, na Oficina-Escola As Mãos de Luz, que fica no Vale dos Peões, em Lumiar. Os encontros são abertos a quem quiser participar e levar sugestões e propostas para o evento. Outra opção é manter contato através do e-mail feiradaterra@ gmail.com ou pelos telefones 2542-6117 e 9223-7144 (Tyaya ou Pedro).


Segundo os organizadores, o projeto da Feira da Terra insere-se numa perspectiva mais ampla do que um espaço destinado às trocas comerciais. Em contraponto à atual forma de organização econômica, baseada no consumismo desenfreado, no desperdício de recursos naturais e na degradação ambiental, a grande proposta da Feira da Terra é fomentar a economia solidária: um movimento mundial baseado na produção ética e no consumo consciente, no cooperativismo e outras formas de associação entre os pequenos e médios produtores e os consumidores.


Vale lembrar que a 2ª edição da feira agradou em cheio pela programação diversificada, composta por uma série de atividades. Os participantes puderam fazer exercícios tibetanos ao ar livre com Myriam Haensel e de vivência de ioga, com Clara de La Servière, além de oficinas artísticas com os instrutores Guto, João Paulo Mouzo e Rosa Luiza Goulart, da Escola da Mata Atlântica e Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura, respectivamente. O encerramento ficou a cargo de Fabiano Freitas e da trupe Grandes Seres da Montanha, que apresentaram um belíssimo espetáculo circense ao ar livre.

Nenhum comentário: