O que fazer pela natureza?

Existem muitas formas de você dar sua contribuição para a proteção do meio ambiente. Elas podem ser reativas, propositivas, autoaplicativas e/ou educativas.

Reativas

Com a massificação da internet e das redes sociais, essa forma é fácil, pois consiste em denunciar crimes ou má atuação de gestores e políticos na área ambiental. Pode-se acionar a imprensa para que a pressão popular ajude a resolver alguma injustiça relacionada à natureza. Há também canais oficiais do governo que recebem informações que ajudem a combater as irregularidades que estão ocorrendo.

Propositivas

Essa forma consiste em propor soluções para problemas ambientais. Pode-se desenvolver projetos de caráter científico, mas também ações sociais que visem combater algum problema local ou regional. É possível fazer plantios de árvores e mutirões para limpeza de rios, trilhas, parques, bosques, etc. Ou então criar petições online e recolher assinaturas para enviar ao governo ou a algum vereador ou deputado. É possível também fazer parte de alguma instituição voltada para a temática ambiental e participar de fóruns públicos como conselhos consultivos, Agenda 21, conselhos municipais de meio ambiente, comitês de águas, etc.

 Autoaplicativas

Esse é o famoso “dar o exemplo”. O eixo principal da degradação ambiental da natureza na atualidade é o consumismo irresponsável. Portanto, deve-se diminuir o consumo de coisas supérfluas e assim reduzir a produção de lixo derivado principalmente do descarte de embalagens. Utilizar sacolas retornáveis nas compras. Além do consumo, é possível instalar sistemas de energia solar e aproveitamento da água da chuva em sua casa. Fazer compostagem caseira dos restos dos alimentos. Andar menos de carro. Por fim e não menos importante, adotar uma alimentação mais natural, com menos carne, derivados animais e produtos industrializados.

Educativas

Desenvolver projetos, palestras, rodas de conversa, gincanas, etc, entre familiares, amigos, colegas de trabalho e escola divulgando todas as possibilidades descritas acima de atuação na proteção do meio ambiente.


Nenhum comentário: