terça-feira, 4 de novembro de 2008

Agenda 21 atrai cada vez mais parceiros e voluntários para desenvolver projetos

No último sábado (04/11/2008), no prédio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Agenda 21 Local de Nova Friburgo se reuniu com a coordenação e outros participantes, cada vez mais engajados no crescimento sustentável do município.
Entre os pontos em pauta, O café das tradições, projeto da Agenda 21 nascido da bacia do Macaé, previsto para o dia 17 de maio de 2009, em Lumiar. Trata-se de um café para divulgar tradições das famílias de Lumiar, com pães, bolos, cafés, tortas, tudo bem natural, lembrando o que era servido em épocas passadas.
A Agenda 21 também iniciará no Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira a Semana de Meio Ambiente, de 10 a 14 deste mês, quando haverá várias palestras para o fortalecimento das atividades de sustentabilidade do colégio.
Outra proposta é o encontro com vereadores eleitos, com o futuro prefeito Heródoto Bento de Mello e com futuros secretários ligados ao meio ambiente, em data a ser ainda acertada.
Na reunião do fim de semana foi lançado também o concurso de fotografia sobre o meio ambiente de Nova Friburgo, parceria da Agenda 21 e Friburgo Shopping, que terá início no fim do mês, com exposição prevista para fevereiro e muitas premiações.
A reunião contou também com a presença do vereador eleito professor Pierre Moraes, que pontuou o trabalho da Agenda 21 na entrega do Documento Base da Agenda 21 Local de Nova Friburgo. Ele destacou vários itens que balizarão o seu trabalho na Câmara com relação ao meio ambiente. O representante do deputado Olney Botelho, Sebastião Guerra, destacou várias ações que acontecerão, envolvendo trabalhos de sustentabilidade.
Além de muitos outros participantes, esteve presente, representando a Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro, a subsecretaria Valmiria Ladeira Farinha, que faz um trabalho em nível regional para unir, num fórum da Agenda 21, as cidades cujos rios desembocam no Rio Paraíba.
Vale frisar que a Agenda 21 está com toda sua organização voltada para trabalhar e unir a cidade num único objetivo, que é estudar e viabilizar trabalhos que dêem sustentabilidade e crescimento ordenado a Nova Friburgo.
Outro trabalho que será desenvolvido pela Agenda 21 e o Senac é o cadastramento das Ongs, Ocips e entidades ligadas ao meio ambiente, para que possam trabalhar em parceria em alguns projetos e criar um calendário para a divulgação desses trabalhos.
A Agenda 21 também participará do Congresso dos Engenheiros e Arquitetos e pretende colaborar com o Conseg no Fórum de Segurança, que terá como tema a segurança municipal.
Outra proposta é a captação de recursos através da ONG CECNA, para o desenvolvimento de outros projetos já pautados na Agenda 21, e a manutenção da Sala Verde, criada para serviços à comunidade e que tem a parceria das Ongs UNIFLORA e CECNA.

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABENS AO CECNA QUE ESTA SEMPRE EM PARCERIA, E TENTANDO CONSTRUIR UMA CIDADE COM SUSTENTABILIDADE.
PAULO ROBERTO DE SOUZA - AGENDA21 LOCAL DE NOVA FRIBURGO