sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

6ª visita técnica do projeto Diagnóstico de Campo Turístico-Ambiental de Nova Friburgo: Santiago - São Pedro da Serra

No dia 13/12/2008 foi realizada a 6ª visita técnica do Projeto Diagnóstico de Campo Turístico-Ambiental de Nova Friburgo, parceria CECNA/ETR/UNIFLORA. O caminho percorrido foi pela estrada que liga a localidade de Santiago, no distrito de Lumiar ao centro de São Pedro da Serra. O tempo estava nublado e com uma leve precipitação, com temperatura média de 18°C.
 


Detalhes do trajeto (clique na imagem para ampliar).

 O início do percurso, no entanto, se deu a partir da RJ-142 (trecho Mury - Lumiar) no começo da estrada de terra que leva à localidade da Sibéria, 5 km adiante aproximadamente. No asfalto, mais ou menos 300 m à frente, tem início a estrada que leva à localidade de Galdinópolis.
 

Como se pode verificar pelo mapa essa estrada margeia a Serra da Sibéria. Do asfalto avista-se o Pico da Sibéria, com 1700 m de altitude. Nos primeiros 5 km a estrada sobe até chegar ao divisor de águas. Nessa parte ela passa por dentro de uma floresta densa e de grande porte. Verifica-se alguns impactos apenas próximos da estrada, como algumas construções e pequenas limpezas de terreno. Há também pequenos eucaliptais e bananais, como se constata em toda a bacia do Rio Macaé. Daí em diante, já em outra micro-bacia, no distrito de São Pedro da Serra, a vegetação nativa diminui em porte e extensão, dando lugar a um uso do solo mais intenso, sobretudo por pastagens, mas ainda assim com remanescentes significativos de floresta em manchas nos topos de morros. Não há grandes rios no percurso, apenas alguns córregos e nascentes que compõem uma parte mais alta da rede de drenagem do rio Macaé.

 

Na primeira metade do caminho há predominância de sítios de recreação, alguns a venda. Na segunda metade, a ocupação humana aumenta, com a presença das localidades da Sibéria propriamente dita e, 2 km a frente, de Bocaina dos Blaudts. Nesta, além dos cultivos e pastagens nas vertentes próximas, há serviços como telefone público, mercearia, pousadas e ônibus.


No km 8, já a caminho do centro de São Pedro da Serra, há uma bifurcação. Por um lado, à esquerda, é o caminho mais curto e pelo qual passa o ônibus. À direita, o caminho é mais longo, porém com uma paisagem mais atraente, segundo os moradores locais que passaram informações sobre a região, e, portanto, com maior apelo turístico. Nesses últimos 2 km, verifica-se algumas pastagens e, à medida que se aproxima de São Pedro, uma maior presença de residências de classe média alta e grandes pousadas em meio à áreas de capoeira, florestas de médio porte em regeneração e de grande porte no topo dos morros e alguns cultivos nas áreas planas próximas à estrada.


 

Nenhum comentário: