quarta-feira, 9 de abril de 2014

1ª visita técnica do Projeto Levantamento Paisagístico de Nova Friburgo - Centro > Bairro Suíço

No dia 06.04.2014 foi realizada a primeira visita técnica do Projeto Levantamento Paisagístico de Nova Friburgo, parceria do CECNA e da ETR. O trajeto percorrido foi entre os bairros do Centro e o Alto do Bairro Suíço, um percurso de 1,6 Km.

O bairro Suíço é um dos mais valorizados de Nova Friburgo do ponto de vista imobiliário. Além de sua proximidade do Centro e dos seus serviços, possui ainda uma belíssima vista da cidade e das montanhas circundantes do vale do rio Bengalas, o primeiro a ser ocupado, no início do século XIX, quando da colonização suíça no atual território friburguense.

O bairro ocupa basicamente um morro de 1000 metros de altitude. No topo há alguns pontos que servem de mirante e que possuem potencial para se tornar um importante local de visitação turística, apesar do caráter eminentemente residencial do bairro. Quando da forte chuva de 21 de janeiro de 2011, alguns locais do morro apresentaram escorregamentos devido à falta de vegetação nativa e de grande porte, o que representa perigo em potencial para as casas construídas em terrenos de grande inclinação.

A paisagem vislumbrada do topo do morro é belíssima, podendo-se avistar além do centro urbano de Nova Friburgo, os bairros das Braunes, Vale dos Pinheiros, Lagoinha, Perissê, Cascatinha e Tingly. E as montanhas são o grande destaque, aparecendo à vista algumas das mais famosas dos friburguenses, como Porcelet, Pedra do Imperador, Garrafão, Caledônia, Chapéu da Bruxa, Catarinas, Morro da Cruz, Duas Pedras, entre outras.

Nova Friburgo precisa valorizar seu patrimônio paisagístico. A cidade em meio às montanhas forma um cenário ainda paradisíaco e de incalculável potencial turístico e econômico. No entanto está registrado em sua paisagem um histórico de descaso com o meio ambiente. Pode-se ver bairros muito adensados, sem quintais e espaços verdes, subindo desenfreadamente morros com grande inclinação, gerando risco à segurança dos moradores. Além disso, muitas das bases das montanhas circundantes encontram-se sem vegetação nativa de porte arbóreo. Essa situação além de contribuir para a diminuição da biodiversidade, prejudica o clima e aumenta o risco de incêndios na estação seca e escorregamentos durante o período chuvoso.

Para garantir a integridade desse patrimônio, o Poder Público deve necessariamente impedir a instalação de novos loteamentos em áreas íngremes, evitar o avanço dos assentamentos já existentes, cercar e reflorestar as áreas verdes das bases das montanhas, punir os crimes ambientais e sensibilizar a população para proteger a natureza que a cerca, garantindo assim a alta qualidade de vida que a cidade oferece por muitas gerações.

Veja abaixo os mapas do trajeto e as imagens registradas no percurso (clique nas imagens para ampliar). As fotos também estarão disponíveis no Google Maps e no Google Earth, através do álbum no Panorâmio, que pode ser acessado pelo link: https://ssl.panoramio.com/user/8188887.



Mapa 1: Localização do trajeto em relação ao território de Nova Friburgo

Mapa 2: Localização do trajeto em imagem de satélite

 
 Imagem 1: Panorâmica 180º do alto do bairro Suíço

 Imagem 2: morro do bairro Suíço abaixo. Note-se a ausência de vegetação nativa


 Imagem 3: Destaque para as montanhas Catarinas (Pai, Filha e Mãe respectivamente)


 Imagem 4: Baixo Caledônia, com as torres de telecomunicação ao alto, e abaixo o bairro do Cascatinha

 Imagem 5: Pedra do Imperador, com o bairro do Perissê abaixo à direita

Imagem 6: Parte da Catarina Pai e a pedreira em primeiro plano, morro Chapéu da bruxa no plano intermediário e o Caledônia ao fundo 

 Imagem 7: Duas Pedras

 Imagem 8: Pedra da Janela das Andorinhas


 Imagem 9: Detalhes do centro urbano de Nova Friburgo


  Imagem 10: Detalhes do centro urbano de Nova Friburgo


 Imagem 11: Detalhes dos bairros Braunes (à frente) e Perissê (ao fundo)


 Imagem 12: Detalhes do bairro Braunes


  Imagem 13: Detalhes dos bairros Braunes (à frente) e Perissê (ao fundo)


  Imagem 14: Detalhes do bairro Braunes


 Imagem 15: Destaque para o morro do Porcelet, com o bairro Braunes abaixo


Imagem 16: Destaque para o bairro Tingly, na direção posta às demais imagens


3 comentários:

Anônimo disse...

muito boa as fotos Nova friburgo ainda continua bonita

Anônimo disse...

Prezad@s, fico feliz com a iniciativa e muito grato pela existência do cecna. Atualmente resido no Rio de Janeiro e infelizmente pouco contribuo com minha cidade querida. Mas estão nos meus planos minha volta e maior contribuição com essa cidade que amo que a anos vem sendo muito mal tratada por ´parte dos nossos governantes. A única observação que faria com relação ao texto acima é que mudaria a palavra "crescimento" para "desenvolvimento". Nova Friburgo não precisa mais crescer e sim se desenvolver! Abraço a tod@s

Carlos disse...

Nova Friburgo ainda possui uma beleza de grande magnitude e precisa recuperar o seu espaço de importância como um bom destino turístico. Valeu essa iniciativa do CECNA