sábado, 28 de junho de 2008

Agenda 21 Comperj e Agenda 21 Local de Nova Friburgo

Nos dias 27 e 28 de junho ocorreram, respectivamente, as reuniões da Agenda 21 Comperj Terceiro Setor e da Agenda 21 Local de Nova Friburgo.

A primeira, realizada no espaço do Sindicato dos Bancários, no centro da cidade, foi a última de uma série de 7 reuniões organizadas pela ONG Roda Viva, do Rio de Janeiro, contratada pela Petrobras para coordenar grupos de trabalho compostos por representantes do terceiro setor (o qual inclui organizações sem fins lucrativos e não governamentais) para a elaboração de um relatório sobre o município, contendo preocupações, potencialidades e propostas de ações para a área socioambiental e para a identificação de problemas gerais e relacionados aos possíveis impactos que a instalação do Complexo Petroquímico da Petrobras no município de Itaboraí poderá trazer para Nova Friburgo.

Ao final da reunião foram sugeridos, pelos presentes, entidades que possam representar o terceiro setor do município na continuidade dos trabalhos da Agenda 21 Comperj. O CECNA, tendo participado de todo o processo desde o início, foi uma das instituições indicadas e espera contribuir da melhor forma para atrair iniciativas e investimentos para o meio ambiente do município de Nova Friburgo. Para maiores informações sobre o processo da Agenda 21 Comperj, acesse: www.relacionamentopetrobras.com.br/Agenda21Comperj .

A segunda reunião, realizada hoje (28/06/2008), foi referente ao Fórum da Agenda 21 Local de Nova Friburgo. Nela foram discutidas as próximas ações do movimento, como o cadastramento das ONG's socioambientais do município, objetivando a estruturação de uma futura Rede de ONG's de Nova Friburgo, a definição de data para a entrega do Prêmio Mérito Ambiental (definida para o dia 17 de julho de 2008), discussão sobre estratégias de abordagem política da AG. 21 para o período eleitoral, agendamento de futuras reuniões e eventos e discussão sobre variados projetos de iniciativa dos presentes.
Além disso, foi apresentada e aprovada a proposta das ONG's CECNA e UNIFLORA para abrigar a secretaria executiva da Agenda 21 Local de Nova Friburgo em sua nova sede conjunta, localizada na Rua José Eugenio Muller, nº 222, sala 209, Centro. Serão levados para lá dois computadores e a documentação da AG. 21, além da possibilidade de realização de reuniões no local.


O CECNA espera que sua nova sede, em parceria com a UNIFLORA e com o apoio da Agenda 21 Local, possa se tornar referência em assuntos, projetos e ações voltados ao meio ambiente no município de Nova Friburgo. E esperamos que novas instituições se juntem a nós, para que todos possamos trabalhar juntos a favor da natureza!

Nenhum comentário: