sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Cerimônia de lançamento da publicação da Agenda 21 de Nova Friburgo e entrega do Prêmio Mérito Ambiental Rosalvo de Magalhães

Na última quarta-feira (20/08/2008) foi lançada, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Nova Friburgo, a publicação final da fase de elaboração dos Planos de Ação da Agenda 21 Local do município. Estiveram presentes representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto de Estudos da Religião (ISER), ONG responsável pela estruturação inicial da Agenda 21 Local, além do vereador Marcelo Verly, representando a Câmara dos Vereadores, do coordenador da Agenda 21 Local, Paulo Roberto de Souza e dezenas de pessoas que colaboram ou colaboraram em algum momento pela construção dos referidos Planos de Ação.

Foi realizada também, na mesma cerimônia, mais uma edição do Prêmio Mérito Ambiental Rosalvo de Magalhães. Esse prêmio, cujo nome é uma homenagem ao saudoso fundador do CECNA, que foi também um dos primeiros ambientalistas do país, é entregue aos cidadãos e instituições que se destacaram na defesa do meio ambiente de Nova Friburgo. Uma das homenageadas foi a ex-presidente do CECNA, Rita Scheffel, por seu trabalho a frente da ONG e por sua luta na defesa dos animais.



Agora, a Agenda 21 de Nova Friburgo entra em sua sexta e mais importante fase: a de implementação das ações propostas. Estando dividida geograficamente em três áreas correspondentes às principais bacias hidrográficas do município (Rio Grande, Rio Bengalas e Rio Macaé) a Agenda 21 Local tem em suas coordenações locais (ou seja, as coordenações das bacias citadas) as instâncias de reunião das lideranças locais e da população como um todo, as quais serão responsáveis por cobrar de toda a sociedade (e especialmente do poder público) o cumprimento de seus deveres, previstos nos Planos de Ação, necessários para colocar o município no tão almejado caminho do desenvolvimento sustentável.

Apesar dessas importantes conquistas, as quais poucos municípios do Brasil também conseguiram, sabemos que o caminho a ser percorrido daqui pra frente é dificílimo. O poder público, os empresários e a população como um todo ainda não estão preparados para compreender a importância da proteção do meio ambiente, do desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável e dos instrumentos de participação democrática como a Agenda 21 na qualidade de vida de todos.



Todos os envolvidos com a Agenda 21 não devem desanimar por se sentirem por muitas vezes sozinhos em sua luta. Ao contrário, devem utilizar essa situação como incentivo para continuar cada vez mais fortes em suas ações e em seus ideais, pois no futuro, quando a sociedade global enfim reconhecer o papel imprescindível do meio ambiente para a manutenção de sua existência, todos aqueles que lutaram nesse início serão reconhecidos e louvados.

Nenhum comentário: