quinta-feira, 9 de abril de 2009

Seminário Rio Eco Rural 2009

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Agrária, Rural e Pesqueira da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo deputado estadual Rogério Cabral, realiza no período de 16 a 18 deste mês o seminário Rio Eco Rural, no auditório da Queijaria Suíça (RJ-130, Nova Friburgo-Teresópolis, km 18, Conquista). Autoridades, entre elas o governador do estado, Sérgio Cabral, produtores e convidados movimentarão o principal ponto turístico do Circuito Tere-Fri para o evento.
.
A abertura está prevista para as 10h de quinta-feira, 16, com o governador, seguindo-se a palestra O agronegócio brasileiro, com o ex-ministro Roberto Rodrigues. À tarde será apresentado o painel Agropecuária, com os seguintes temas: Melhoramento genético, inseminação artificial e controle de manejo, com Felipe Picciani; Os problemas de produção e comercialização de leite e derivados no Estado do Rio de Janeiro, com Cláudio Meireles e Sílvio Marini; Defesa sanitária animal, com Rômulo Spinelli e Cláudio Villela; e Fontes de financiamento, com Clóvis Romário.
.
Na sexta-feira, 17, a partir das 9h, será apresentado o painel Agricultura Familiar, com os seguintes temas: Políticas voltadas à volorização da agricultura familiar, com Christino Áureo, secretário estadual de Agricultura; O cultivo de pinhão manso como fator agregador de renda, com Paolo Franchetti; O papel da Abio na agricultura orgânica, com Cristina de Brito Ribeiro; e A fruticultura e a agroindústria artesanal, com Ricardo Mansur. A tarde está reservada ao painel Energias Renováveis e os temas Pesquisas voltadas para fontes de energias renováveis no Brasil, com Maurício Tolmasquim; Entraves para o aumento da produtividade e comercialização da cana-de-açúcar, com Eduardo Crespo; A experiência industrial de pequenos produtores de cana-de-açúcar de Campos, com Frederico Paes; e Pesquisas com oleaginosas para produção de biodiesel, com Wander Eustáquio de Andrade.
.
O painel Turismo Rural e Ecoturismo será apresentado a partir das 9h do sábado, 18, tendo como temas O turismo rural e o ecoturismo no estado do Rio de Janeiro, com Márcia Lins; A experiência do turismo rural em Valença e Conservatória, com Elvio Divani e Daniel Dantas; e O projeto do trem turístico Cachoeiras de Macacu-Nova Friburgo, com Paulo Gomes.
.
O seminário Rio Eco Rural será encerrado na tarde de sábado com o painel Meio Ambiente, que tem como temas As dificuldades na obtenção do licenciamento ambiental para agricultura, com Benito Igreja; Zoneamento agroecológico do estado do Rio de Janeiro, com Aluísio Granato; Fiscalização florestal e gestão de áreas de preservação ambiental, com André Ilha; e Legislação sobre o uso dos recursos hídricos, com Marilene Ramos.
.
Apoiam o seminário o Sistema Firjan, Embrapa, Sebrae, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Agricultura; Banco do Brasil e Fecomércio.
.
Fonte: A Voz da Serra (07.04.2009)

Nenhum comentário: