segunda-feira, 16 de junho de 2014

Conferência do clima em Paris deve atrair até 50 mil pessoas

Um público de até 50 mil pessoas deve participar, em dezembro de 2015, da Conferência do Clima, em Paris, com o objetivo de concluir um pacto no âmbito da ONU para combater as mudanças climáticas, anunciou nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores da França, país anfitrião.

“São aguardadas entre 40.000 e 50.000 pessoas de 95 países”, disse a jornalistas o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, em Le Bourget, ao norte da capital francesa, onde a conferência será celebrada.


Segundo ele, cerca da metade dessas pessoas será de delegados oficiais, e as demais serão pessoal de apoio e observadores.

As negociações, sob os auspícios da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), serão realizadas entre 30 de novembro e 11 de dezembro de 2015.

A maior participação oficial em uma conferência climática foi na cúpula de Copenhague, em 2009, da qual participaram cerca de 26.600 delegados.

Com entrada em vigor a partir de 2020, o acordo que for firmado em Paris deve conter as emissões de carbono que estão afetando o frágil equilíbrio climático da Terra, aumentando os riscos de secas, inundações, tempestades e aumento do nível do mar.

Esforços para garantir um acordo se intensificam nos preparativos para Paris, com uma cúpula especial de chefes de Estado e governo, convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, prevista para 23 de setembro, em Nova York.

A rodada de negociações deste ano, prevista para dezembro, em Lima, Peru, deve produzir um esboço de acordo sobre o qual construir o acordo de Paris.

Os países se comprometeram a anunciar suas metas de redução de emissões no primeiro trimestre do ano que vem.


As Nações Unidas querem limitar o aquecimento global a 2ºC com base nos níveis pré-industriais, mas cientistas dizem que as tendências de emissões atuais podem fazer as temperaturas subir para mais que o dobro deste nível até o fim do século.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: