terça-feira, 2 de setembro de 2014

12ª Reunião Extraordinária do Plenário do CBH-R2R - 17/07/2014

Relatório de participação em Reunião do CBH-R2R
12ª Reunião Extraordinária do Plenário
Nova Friburgo - 17 de julho de 2014
Memória da Reunião

No dia 17 de julho de 2014 aconteceu, no auditório da FIRJAN - Nova Friburgo, a 12ª Reunião Extraordinária do Plenário do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios com um único item de pauta: a Apresentação do Relatório de Diagnóstico do estudo do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul e da revisão dos Planos de Ação de Recursos Hídricos para as Bacias Afluentes do Rio Paraíba do Sul.

A apresentação do Diagnóstico deu-se por técnicos representantes da empresa COHIDRO. Além dos membros do Plenário do CBH-R2R também estiveram presentes técnicos da DIGAT/INEA que acompanham as apresentações do "Diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul" nos quatro Comitês fluminenses afluentes.

Após a apresentação do Diagnóstico, a vice-presidente do CBH-R2R, representante do CECNA, Sra. Viviane Melo, indicou trechos contidos no Relatório do Diagnóstico que necessitavam de correção e/ou complementação sobre informações como: a inclusão do município de Carmo no mapa da bacia do Rio Dois Rios; trocar, em um trecho onde consta cidade de São Sebastião do Paraíba (que não faz parte da Bacia) por cidade de Cantagalo; comentou que na parte sobre demografia fala-se muito da concentração urbana devido à industrialização, mas, pouco sobre baixa urbanização com presença da agricultura familiar; na parte sobre o patrimônio histórico foi avaliado apenas cidades com mais de 30.000 habitantes, apenas Nova Friburgo. Além disso, comentou que a descrição sobre patrimônio no Relatório é pobre, pois é feita uma única referência: a Igreja Católica Matriz de Nova Friburgo. Não citando, por exemplo: o Country Club, a Praça Getúlio Vargas, o Sanatório Naval, o Colégio Anchieta, dentre outros. Em outras cidades da região há diversas fazendas antigas, como o Palácio dos Gaviões, em Cantagalo.

A equipe registrou os comentários realizados e tirou dúvidas dos presentes, dando um prazo de uma semana para que todos pudessem concluir a leitura do Relatório apresentado e enviar suas sugestões para o e-mail: plano.cohidro@agevap.org.br.

Viviane Melo
Representante do CECNA no CBH-R2R

Clique aqui para acessar esse relatório em formato PDF.

Nenhum comentário: